domingo, 20 de dezembro de 2015

Sistema Respiratório


O sistema respiratório humano é constituído por dois pulmões e por várias estruturas que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Estas estruturas são: Fossas Nasais, Boca, Faringe, Laringe, Traqueia, Brônquios, Bronquíolos, e os Alvéolos, sendo Brônquios, Bronquíolos, e Alvéolos localizam-se na parte interna dos pulmões.


FOSSAS NASAIS: Também conhecida como cavidades nasais, são duas cavidades paralelas que vão das narinas até a faringe. Tem a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício para o devido processamento. São revestidas pela mucosa nasal, e possuem um grande número de vasos sanguíneos

FARINGE: É a porção da anatomia que conecta o nariz, a boca e a laringe ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e aparelho respiratório. A sua comunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada "EPIGLOTE".
Durante a inspiração, o ar passa das fossas nasais para a laringe, fazendo com que a epiglote se mova de forma a obstruir a entrada do esôfago, conduzindo o ar para o canal correto.

LARINGE: É um órgão situado no plano mediano e anterior ao pescoço que, além de via aerifica é órgão da produção de som. A laringe funciona como uma válvula protetora que impede a passagem de ar durante a deglutição e ao mesmo tempo, impossibilita a entrada de substâncias e partículas de alimentos penetrem na via respiratória. Também é responsável pelo som, "A VOZ"

BRÔNQUIOS: São os tubos que levam o ar para os pulmões. A traqueia se divide em dois brônquios: (ESQUERDO e DIREITO). Estes apresentam estruturas semelhantes a da traqueia e são denominados (BRÔNQUIOS DE PRIMEIRA ORDEM), cada  brônquio principal dá origem a pequenos (BRÔNQUIOS LOBARES) ou de (SEGUNDA ORDEM) , que ventilam os lobos pulmonares. Dividem-se em: (BRÔNQUIOS SEGMENTARES ou de TERCEIRA ORDEM), qual vão ter os (SEGMENTOS PULMONARES)

BRONQUÍOLOS: É a sub-ramificação de menor calibre da árvore brônquica, que penetra nos ALVÉOLOS PULMONARES, que por sua vez, realizam a troca gasosa. Os Bronquíolos não são formados por anéis cartilaginosos, e sim por tecidos conjuntivos. Nas paredes deles só existem (FIBRAS MUSCULARES LISAS).

DIAFRAGMA: Principal Músculo da Respiração, auxiliado pelos músculos intercostais e outros músculos acessórios.


O Sistema Respiratório é responsável pelo fornecimento de oxigênio e remoção de gás carbônico do organismo, auxilia também no metabolismo celular e atua em conjunto com o sistema circulatório.

HEMATOSE: É uma troca de gases que ocorre devido à diferença de concentração de oxigênio e gás carbônico por um processo conhecido como: (PERFUSÃO)


O PROCESSO DE RESPIRAÇÃO OCORRE POR DUAS FASES DISTINTAS.

INSPIRAÇÃO: Que promove a entrada de ar nos pulmões, esta ocorre pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O DIAFRAGMA abaixa e as costelas elevam-se, promovendo  o aumento da caixa torácica, forçando o ar entrar nos pulmões.

EXPIRAÇÃO: Que promove a saída de ar dos pulmões, esta ocorre pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O DIAFRAGMA eleva-se  e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões.

Anterior Proxima Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário