domingo, 20 de dezembro de 2015

Reprodutor Feminino


O sistema reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.

Vagina: —A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin,  que secretam um muco lubrificante.
A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais.

A genitália externa ou vulva é delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes lábios são recobertos por pelos pubianos. Mais internamente, outra prega cutâneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lábios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil, homólogo ao pênis do homem.






Ovários: são as gônadas femininas. Produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos que serão vistos mais adiante.

Tubas uterinas, ovidutos ou trompas de Falópio: são dois ductos que unem o ovário ao útero. Seu epitélio de revestimento é formados por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino até o útero



















Útero
: órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miométrio) e com formato de pêra invertida.  É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio



Em sua parte visível, o misterioso "clitóris" é um botãozinho na parte de cima da vagina, onde os pequenos lábios formam um "V“. A função desse pequeno órgão é uma só: dar prazer pra mulherada. "Por causa de seus milhares de terminações nervosas, o clitóris é a parte da vagina mais sensível ao toque, ao contato e à fricção, podendo levar a mulher ao orgasmo.

LAQUEADURA:




Pelos PubianosServem como um "tapete" para dificultar que a sujeira e microorganismos nocivos cheguem até a vagina. Cobrem um montinho de gordura que protege o delicado osso do púbis.


PrepúcioEssa "capinha" de pele serve para proteger o clitóris. Ele fica escondido embaixo do prepúcio na maior parte do tempo, mas pode aparecer quando a mulher fica excitada

UretraÉ por essa pequena abertura que fica uns 2 centímetros acima da vagina que a mulher faz xixi. Muita gente pensa que a urina sai pelo canal vaginal, mas não sai, não...

Grandes Lábios: São a camada mais externa da vagina. Feitos de gordura e coberto de pelos, eles ajudam a afastar bactérias da vagina.

Pequenos LábiosFicam entre os grandes lábios e o canal vaginal. A principal função desses órgãos é criar um caminho de saída para o xixi e a menstruação, direcionando o fluxo desses líquidos.

Canal VaginalEsse tubo tem cerca de 9 centímetros de profundidade. Na hora da transa, seus músculos flexíveis se alongam e glândulas na entrada produzem lubrificantes.



 

Anterior Proxima Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário